sábado, 4 de maio de 2013

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

"(...) Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa." (Emília Ferreiro)

4º ENCONTRO- 04/05/2013- UNIDADE 3 – Sistema de escrita 
Objetivos:
·         Aprofundar os conhecimentos sobre a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento;
·         Analisar e compreender as contribuições da teoria da psicogênese de escrita para a compreensão do processo de aquisição do Sistema de Escrita Alfabética;
·         Entender as relações entre consciência fonológica e alfabetização;
·         Analisar diferentes alternativas didáticas para o ensino do Sistema de Escrita Alfabética.
1º MOMENTO
Leitura Deleite – O olhar do educador (vídeo)
 Socialização  das tarefas casa/escola.
Leitura comentada: Iniciando a Conversa e objetivos da Unidade 3.
Estudo dirigido de textos em subgrupos: Texto 1 – O sistema de escrita Alfabética e a consolidação da alfabetização (2º ano -págs. 06 a 19) (3º ano- págs. 06 a 19) – Ler e discursar sobre algumas questões.
Vídeo em debate: “Alfabetização: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética” (Disponível em: <http://www.ufpe.br/ceel/ceel-videos.html>).
Discussão sobre o vídeo.
2º momento 
Leitura Deleite – Chapeuzinho Azul (Chapeuzinhos Coloridos, José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta. Ed. Objetiva).
Estudo dirigido de textos em subgrupos: Texto2- O trabalho do professor no 2º e 3º ano do ciclo de alfabetização. (2º ano - págs. 20 a 35) (3º ano- págs.20 a 32). Discursar sobre a questão proposta.
Vídeo em debate: Ortografia na sala de aula (Disponível em: <www.ufpe.br/ ceel>) - anotar principais discussões apresentadas pelos especialistas.
 TAREFA DE CASA/ESCOLA
1. Ler a seção Compartilhando da Unidade 3 e planejar uma sequência de atividades.
2. Aplicar a sequencia de atividades planejada e fazer um relatório reflexivo da aplicação.
3.Ler a sugestão de leitura complementar e discursar sobre aspectos que considerar importantes.
2º ano- Livro : Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética.
3º ano: Livro: Ortografia na sala de aula.
·         Os textos serão enviados no e-mail de cada professor alfabetizador.
4. Avaliação da unidade 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário