sábado, 23 de março de 2013

Pauta 2º encontro Unidade1


"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".                                                                                                                                                                             Paulo Freire




2º ENCONTRO- 23/03/2013- UNIDADE 1 – Currículo 
Objetivos:
·         Relacionar o planejamento, materiais didáticos com os direitos de aprendizagem;
·         Compreender a concepção de alfabetização que permeia o Pacto;
·         Compreender a concepção de Alfabetização Inclusiva;

·          Compreender, analisar e refletir sobre a importância da Avaliação no Ciclo de Alfabetização.

Leitura Deleite
Socialização das leituras em grupo- Currículo
Leitura comentada: Texto- Direitos de Aprendizagem, (2º ano, p.27 a 29) (3º ano, p.28 a 30).
Trabalho em subgrupos: Análise de Livros Didáticos e Direitos de Aprendizagem. (Quais atividades contemplam os Direitos)
Exposição dialogada: socialização da análise.
Vídeo em debate: Leitura e Produção de textos na alfabetização – CEEL
Discussões sobre questões do vídeo.
Leitura em subgrupos:
2º ano: Texto- A complexidade da aprendizagem do sistema de escrita Alfabética: ampliação do tempo pra a consolidação da leitura e da escrita pela criança, p. 13 a 18.
 3º ano: Texto- Alfabetização: o que ensinar no terceiro ano do ensino fundamental, p.13 a 21.
Exposição dialogada dos apontamentos dos grupos.
Leitura Deleite
Trabalho em subgrupos: Análise e discussão- Quadro dos direitos de aprendizagem e planejamento – Comparar os direitos contemplados.
 Leitura Dialogada: Texto- A Reinvenção da Alfabetização- Magda Soares
 Vídeo em debate: Desenvolver atividades diagnósticas.
 Leitura em subgrupos:
2º ano: Avaliação no ciclo de alfabetização: o monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças, p.19 a 29.
 3º ano: Avaliação para inclusão: alfabetização para todos, p. 22 a 29.
  Apontar: Quais são as dificuldades para articular a avaliação ao planejamento de ensino?

Tarefa de casa/escola:
1.  A partir da análise dos modelos de avaliação diagnóstica, aplicar, se achar conveniente, outras atividades que avaliem as habilidades elencadas nos Instrumentos de Registro de Aprendizagem.
2.Preencher o Quadro de acompanhamento de aprendizagem individual do aluno e o quadro do perfil da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário